Webmaster- Made by  Artur Alexandre Pinto - Copyright © All rights reserved. . Terms of use | Privacy policy
Home.Instalações.Actividades.Professores.Bookings.Contacto.



PROGRAMA
CURSO ANUAL DE ARTES DRAMÁTICAS 2015/ 16

Com a duração de um ano lectivo, aos sábados com a periodicidade de uma aula semanal de 2 horas, os participantes irão aprender as técnicas de representação para teatro, com trabalhos práticos e apresentação de espetáculo em palco no final do curso, previsto para Julho de 2015.

A ARTE DRAMÁTICA
A Expressão dramática desperta vocações, desenvolve competências pessoais, comportamentais e técnicas. Trabalha a auto-estima e as dinâmicas de grupo através do desenvolvimento da criatividade pessoal e artística aplicada à construção de um espectáculo teatral, o texto, cenografia, adereços e coreografias são todos realizados ao longo do atelier pelas crianças / jovens, num trabalho de pesquisa criativa.

PUBLICO – ALVO
Atelier de Criatividade e Teatro, cada grupo não mais que 15 elementos.

ESTRUTURA DO CURSO ANUAL DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA:
O curso é constituído por técnicas de representação e apresentação para teatro segundo os módulos:
1. Instrumentos de representação: corpo, voz e movimento
2. Jogos Teatrais de Desinibição do grupo.
3. Rolleplaying/ troca de papeis.
4. Comunicação e improvisação
5. Técnicas vocais, respiração e dicção
6. Expressão corporal, energia e concentração
7. Construção da personagem
8. Encenação para teatro
9. Planeamento e calendarização de ensaios.
10. Ensaios e representação de espetáculo de teatro

Visa trabalhar, entre outros aspectos:
● Concentração e atenção
● Motricidade e coordenação motoras
● Desinibição
● À vontade corporal
● Relacionamento interpessoal
● Expressão vocal
● Criatividade e exploração de recursos internos e externos

Objectivos gerais:
Este projecto pretende facilitar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, optando pela conjugação do corpo de conhecimentos da Psicologia e as técnicas de facilitação da expressividade inerentes à expressão dramática. Esta conjugação permite trabalhar o desenvolvimento de uma forma devidamente fundamentada, por um lado, e de forma divertida e solta por outro, permitindo que os participantes não se sintam alvo de um trabalho, mas sim integrados num grupo com actividades fundamentalmente ligadas à expressão.

Exemplos de actividades
∙ Leitura expressiva em voz alta
∙ Exploração das modificações na produção do som (ritmo, tonalidade, volume)
∙ Jogos para inter-conhecimento
∙ Representação de personagens conhecidas e criadas
∙ Expressão de emoções através da representação
∙ Exploração da mobilidade e imobilidade
∙ Criação e exploração de movimentos corporais
∙ Criação de histórias

Local e material
As sessões focam-se essencialmente nos participantes como objectos, eles próprios, de trabalho. Assim, o material necessário será reduzido e assegurado pela formadora.
Em algumas actividades poderão ser utilizados, se disponíveis, colchões e almofadas. No entanto, este material não é imprescindível.
Os participantes não necessitarão de levar qualquer material específico, sendo apenas sugerida roupa e sapatos confortáveis (ténis).

FORMADORA
Patrícia Caeiro

Nasceu em Lisboa, a 15 de Dezembro de 1977.
Sua Experiência Profissional desenvolveu-se na área do Teatro enquanto actriz de Intervenção Social, a partir de 2001.
Licenciada em Psicopedagogia Curativa.
A sua formação Artística passou pelo Chapitô, In Impetus Formação de Teatro, Curso de Formação de Actores – Universidade Lusíada, Curso de Produção de Eventos e Espectáculos – Kabuki – Escola dÁrtes, e Pequeno Palco de Lisboa coordenado por Rui Luis Brás e Durval Lucena, entre outros. Inicia a sua actividade como Actriz no Grupo de Teatro Fórum Holofote – Teatro de Intervenção Social. Fez parte do Elenco na TZM produções – Tozé Martinho – “Uma Cama para Sete” – Grande Comédia, de Jean Letraz e “Duas na mão, Uma a Voar” – Grande Comédia de Marc Camoletti. Fez várias participações especiais para TVI, SIC e RTP e também participou em algumas Curtas-metragens. Fez parte do elenco do Pequeno Palco de Lisboa com a peça Listen To Me II, encenada por Rui Luís Brás. Realiza Acções de Formação em Oficinas de Expressão Dramática. Trabalhou como actriz da peça O Cisco e a Espiral do Conhecimento – Peça Infantil de Sónia Aragão – Companhia de Teatro Piupardos – Digressão Nacional, desde 2009. Em 2012, no Mini Teatro da Calçada faz parte como convidada no espectáculo “Textículos”. Em 2013, O Caracal, Fevereiro, Fotografia: Paulo Grade, Produção de: In Impetus, TEN_TART Grupo de Teatro e Fora de Cena. Em 2014 realizou o Espectáculo de Intervenção _ “1…2” Dia 27 Março de mundial do teatro, a 30 de Março na Fábrica do Braço de Prata (espectáculo itinerante).
Produção e actuação no espectáculo Guerra à Guerra de Catarina Müller em parceira com TEN_TART Grupo de Teatro e EKA Palace.
Fundadora dos TEN_TART Grupo de Teatro, onde Desempenha a Coordenação Artística do Grupo de Teatro e Animação TEN_TART.


TEN_TART Grupo de Teatro e Animação

É um Grupo de Teatro composto por vários artistas da área do teatro, dança, música, escrita e pedagogia que se reuniram tendo em vista o desenvolvimento e apresentação de projetos artísticos. A área de atuação abrange as expressões artísticas, tais como: Animações e intervenções de rua, espetáculos de rua, artes plásticas, dança, teatro, campanhas temáticas, ateliers de formação, tertúlias, debates, entre outros, que através de uma programação variada de actividades sócio-culturais, têm uma intervenção directa junto da comunidade.
Acreditamos que a produção artística é um valioso instrumento de intervenção social onde as pessoas podem encontrar um espaço de descoberta e afirmação, numa dimensão global na sociedade, sendo a aliança da arte à pedagogia muito favorável à abordagem de temáticas relativas à comunidade.
Acreditamos que através do teatro podemos transmitir uma mensagem, e é isso que nos move, é isso que é valioso!
Iniciámos a nossa atividade artística em 2009 onde desenvolvemos projetos de animação / intervenção sócio-cultural de cariz histórico, bem como realizamos espetáculos e performances teatrais contemporâneos.
Este Grupo foi fundado e é coordenado por Patrícia Caeiro
Artes Dramáticas
Programa do Curso Anual
De Artes Dramáticas 2015/2016